top of page

II Colóquio Imagens de Traumas
27 e 28 de outubro de 2021

O II Colóquio Imagens de Traumas deu continuidade aos debates iniciados pelo grupo de estudos que se formou em 2016, com o objetivo de mapear e analisar documentos visuais, audiovisuais e literários relacionados às mais variadas experiências sociais traumáticas, tais como violência urbana, massacres, genocídios, torturas e escravidão. O grupo, que envolve pesquisadores do Brasil e da Espanha, parte da convicção de que a produção ficcional contribui para a elaboração de uma memória (testemunhal, crítica, irônica ou melancólica) sobre os acontecimentos históricos considerados traumáticos. Nesse sentido, em 2018 foi realizado o I Colóquio Imagens de Traumas, na UFPR, com participantes de várias instituições nacionais, no qual discutiu-se as potências da arte e da mídia como trabalho de resistência e de elaboração de memórias traumáticas. 
Em 2021, em sua segunda edição, o II Colóquio Imagens de Traumas possuiu abrangência internacional, com convidados da Universidade de Valência (Espanha) e da Universidade Nacional de Comahue (Argentina), além de IES e centros de pesquisa brasileiros, e pretendeu avançar nas reflexões sobre a ficção e a memória do trauma, pontuando as múltiplas temporalidades que se entrelaçam na edificação dessas memórias.

Promoção: Grupo de estudos "Imagens de Trauma" e AMENA - Linha de pesquisa "Arte, memória e narrativa" (PPGHIS/UFPR). Apoio: Grupo NAVIS (Núcleo de Artes Visuais)

Para assistir às conferências, clique no botão "Assistir"
ao lado de cada uma delas no cartaz abaixo

cartaz imagens de traumas vertical - Copia.jpg
bottom of page